Recriar sua casa de acordo com a sua necessidade ou hora do dia.
O que você acha dessa "nova" modalidade de morar?
Nas grandes cidades ao redor do mundo, a crise da habitação e os altos preços levaram seus habitantes a viverem em apartamentos cada vez menores. Há muito pouco espaço para construir e isso aumenta o valor que será transferido para o produto final. Mas esse não é o único fator que leva à construção de unidades cada vez menores. É também uma estratégia de investidores para venderem mais unidades e ter mais lucros. Será mais lucrativo um edifício à medida que surjam mais unidades.
Com base neste cenário, arquitetos do studio chinês Dot Architects desenvolveram uma casa de apenas 30 m2 em um subúrbio de Pequim com móveis modulares controlados por uma TV inteligente. Além de ganhar espaço para a cozinha e banheiro com o módulo pré-fabricado, eles obtiveram um mobiliário modular que consegue reconfigurar o interior da casa para diferentes cenários e atividades: do café da manhã à área de trabalho ou sala de jantar para vários convidados.
Baitasi House, Dot Architects
Outro exemplo de layout flexível é a Casa Yolanda, na cidade de Madrid, projetada pelo studio espanhol PKMN. O projeto reflete a vida dinâmica da cliente, que transita entre a vida pessoal e a vida profissional. Como a própria Yolanda se move constantemente ao longo do dia, os móveis da sua casa também devem ser capazes fazer o mesmo. Com esse partido, os autores do projeto, então, criaram compartimentos de madeira OSB que podem ser movidos facilmente com uma mão por trilhos industriais simples. A primeira unidade contém tudo o que é necessário para um estúdio e cozinha, enquanto a segunda unidade abriga o quarto de um lado e a biblioteca, do outro. Já o banheiro e o vestiário ficam em um terceiro compartimento.
Casa Yolanda, PKMN Arquitectos
A habitação do futuro, se não já do presente, precisa conjugar espaços de trabalho e vida pessoal. Cada vez mais pessoas trabalham em casa, mas muitos acreditam que não têm para onde configurar sua zona de trabalho. O dinamismo de paredes oferece essa flexibilidade de uso: um mesmo espaço pode ser espaço residencial, de trabalho e de lazer, de acordo com o layout usado em cada hora. Prático ou não, dependendo do ponto de vista, cria infinitas possibilidades e evita muitos espaços vazios dentro da casa.